O Processo

O processo de Coaching Psicológico, através da sua metodologia de base, ajuda na compreensão dos motivos pelos quais pensamos e agimos de certa forma e como podemos melhorar os nossos pensamentos e comportamentos face às mudanças que queremos. Ao potenciar o autoconhecimento, este processo facilita a identificação de emoções negativas e o seu controlo, apoia a reflexão positiva e realista e ajuda no foco em pontos de felicidade e equilíbrio. Ao potenciar a rentabilização dos nossos pontos fortes, ajuda a criar a certeza de que é possível encontrar meios para superar qualquer dificuldade. E, quando aprendemos mais sobre nós próprios, encontramos melhores soluções para diversas áreas da nossa vida e descobrimos novas formas de agir e, com mais opções, desenvolvemos a autoconfiança e automotivação.

Este processo ganha uma riqueza adicional com a aplicação do método enraizado no Eneagrama. O Eneagrama é uma sabedoria ancestral que estuda a transformação. Na sua base está um símbolo composto por 9 pontos, representado por uma circunferência exterior com ligações internas entre os pontos. O Eneagrama define 9 tipos de personalidade e as respectivas formas de pensar, agir e sentir: 

  1. O PERFECCIONISTA; 
  2. O PRESTATIVO; 
  3. O MOTIVADOR;
  4. O ROMÂNTICO; 
  5. O ANALÍTICO;
  6. O CAUTELOSO
  7. O ENTUSIASTA; 
  8. O CONFRONTADOR; 
  9. O PACIFICADOR

Eneagrama é usado nas mais diversas vertentes da nossa vida pessoal e profissional. Grandes corporações mundiais como a NASA, VISA, Apple, Coca-Cola, IBM, GM, entre outras dezenas, vieram a público afirmar as vantagens de usar esta metodologia em equipas de alta performance, numa perspectiva dos indivíduos se conhecerem melhor e respeitarem ainda mais as suas diferenças. Grandes Universidades Norte Americanas nas áreas de Psicologia e Liderança usam o Eneagrama como uma disciplina de excelência.

É muito importante e tem uma riqueza claramente percepcionável o facto deste acompanhamento dever ser orientado por um coach psicólogo, o qual saberá diferenciar e direcionar as situações para a continuidade do processo ou, se necessário em casos específicos, interromper o processo e aconselhar Psicoterapia. O coach psicólogo, tem formação, competências e maior sensibilidade para ajudar o coachee  (pessoa em processo) a vencer bloqueios, crenças limitantes, superar traumas, equilibrar emoções, mobilizar forças, direcionar motivações e activar a resiliência – tudo isto é fundamental neste processo de transformação pessoal e consequente construção de objectivos duradouros e mudanças mais rápidas e sustentáveis.